sábado, 7 de fevereiro de 2009

Toronto tem o primeiro show de rock para surdos

Apresentação terá tecnologia desenvolvida por universidade canadense.Sistema de cadeiras transforma música em estímulo tátil.

Um pequeno clube na cidade de Toronto, no Canadá anunciou um show de rock muito especial para esta quinta-feira, dia 5 (pois é, já passou, que pena) uma apresentação exclusiva para surdos.

O Centro de Tecnologia do Aprendizado e de Ciência Musical da Ryerson University anunciou o show, segundo o jornal britânico Guardian, como o “primeiro concerto de rock para deficientes auditivos”. No palco estarão bandas como Fox Jaws, Hollywood Swank e The Dufraines, entre outras, mas o segredo do show está no chão: o público vai assistir às apresentações sentado em Emoti-Chairs, cadeiras especialmente desenvolvidas para transformar “informações de áudio em estímulos táteis”.

Um computador dentro de cada cadeira analisa as frequências sonoras, usando um sistema de mapeamento semelhante ao da cóclea humana, um órgão interno da orelha. Em resposta, gera uma série de estímulos, seja em movimento, toques e vibrações. Para tornar o show uma experiência completa, a platéia ainda vai ter acesso a legendas das músicas, intérpretes em linguagem de sinais e imagens de visualização musical.

Se fosse um "show" de pagode, eles iriam ficar felizes em serem surdos...



Como podem perceber, o Blog ainda nao esta 100% pronto, em breve ali em cima tera um cabeçalho decente.

Agradecimentos especiais a minha namorada Andréia, que me deu uma ajuda enorme no layout do Blog! Baci picolla!

Sábado, nevando lá fora, frio de 4 graus, e eu ouvindo The ventures - hawaii five O . Será o meu subconsciente desejando estar numa praia?

Abraços!

3 comentários

Deco disse...

interessante!!! ja pensou isso num show do Sandy e Jr?? huahuahauha

Roberto disse...

Grande Marcelo......vai fazer sucesso hem.....
Parabéns.....
A tecnologia ta cada vez melhorando....
Se matei de rir quando li Se fosse um "show" de pagode, eles iriam ficar felizes em serem surdos...saushaushaushaushasuhas

Abração até mais....

Ewerton disse...

Tinham que ter feito isso na época de Beethoven...rs

Postar um comentário